Home / Blog / Magalu (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3) e a Selic em tendência de alta: qual é o perigo?

Magalu (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3) e a Selic em tendência de alta: qual é o perigo?

O setor varejista brasileiro enfrenta um teste de resistência em 2025, mesmo assim, recentemente, o desempenho das duas principais varejistas da Bolsa estão supreendendo os investidores. Magazine Luiza (MGLU3) sobe 59,25% neste ano, passando de R$ 6,43 em janeiro para os atuais R$10,24, assim como, Casas Bahia (BHIA3) que sobe 80,99% no mesmo intervalo (2 de janeiro 2025 a 18 de março de 2025).

Contudo, a alta da Selic, que já pesa sobre os consumidores e o crédito, agora ameaça as grandes redes de varejo. Enquanto Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3), pede um alívio nos juros, especialistas analisam quais empresas podem sobreviver melhor a esse cenário.

O Banco Central já sinalizou que a Selic pode atingir 15% ao ano, o que encarece o crédito e reduz o poder de compra da população. Essa mudança atinge em cheio redes como Magalu e Casas Bahia (BHIA3), que dependem de financiamentos para impulsionar as vendas de eletrodomésticos e eletrônicos. Além disso, varejistas com alto endividamento sentem o peso dos juros, dificultando sua recuperação financeira.

Magalu (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) sobrevivem ao 4T24

O Magalu, embora bem estruturado, ainda enfrenta desafios. A empresa conseguiu melhorar sua margem bruta e lucro líquido em 2024, mas a persistência dos juros elevados pode limitar sua retomada em 2025. Para Casas Bahia, a situação é ainda mais delicada, mesmo divulgando uma redução de suas dívidas neste trimestre. Com um endividamento elevado e uma necessidade urgente de reestruturação, a companhia precisa superar a baixa demanda e a pressão financeira para seguir competitiva.

Diante desse cenário, existem outras varejistas que podem se destacar, no Clube Acionista você pode filtrar a listas de recomendações e pegar aquela com maior potencial de valorização conforme o preço alvo e com boa nota de ‘compra’ segundo o consenso do mercado.

Em linhas gerais, empresas que tem um público-alvo de maior poder aquisitivo, menos dependente de crédito, demonstram maior resiliência em momentos de alta dos juros. Dessa forma, melhores precificadas pelo mercado por ser um refúgio para investidores que desejam exposição ao setor varejista sem os mesmos riscos das concorrentes. Dê uma olhada nesta lista e encontre o que realmente tem potencial para o futuro.

Para quem busca oportunidades, o Clube Acionista oferece informações detalhadas sobre as melhores estratégias de investimento nesse cenário. Saiba mais e descubra onde investir seu dinheiro com mais confiança e inteligência. 🚀

Fique por Dentro das Melhores Oportunidades

Dicas valiosas e certeiros para você tomar decisões financeiras com mais confiança.